Taekwondo para crianças - monografia


   

Magno Rodrigues Costa. 
 
 
 
 
 
 

TAEKWONDO PARA CRIANÇAS.

                                                                      
 
 
 
 
 

                             

                                                              

OURO PRETO DO OESTE-RO 

2007 
 
 
 
 
 

Magno Rodrigues Costa. 
 
 
 

TAEKWONDO PARA CRIANÇAS.

                                                                 
 

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            Monografia Apresentada à Federação De Taekwondo de Rondônia - FETRON, Com   o   objetivo   de     obtenção

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              de    Grau  de Faixa Preta 1°DAN, Sob orientação do Kyo Se Nim : Franck Lopes Franco.

 
 
 
 

OURO PRETO DO OESTE

2007. 

              
 
 

DEDICATÓRIA 
 
 
 

DEDICO MINHAS CONQUISTAS  PRIMEIRAMENTE Á DEUS POR ME DAR VIDA E SAUDE; DEPOIS A MINHA FAMÍLIA, QUE ME DEU TODO CARINHO E AMOR PARA QUE EU ESTIVESSE AQUI HOJE, DEPOIS A  MEUS SUPERIORES E ALUNOS QUE ME APOIAM NESSA CAMINHADA RUMO AO CONHECIMENTO E APERFEISUAMENTO DO TAEKWONDO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SUMÁRIO 
 
 

1.INTRODUÇÃO.................................................................................6 

2.DESENVOLVIMENTO...................................................................8

             

2.1. BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE TAEKWONDO PARA CRIANÇAS.........................................................................................11 

3. METODOLOGIA.........................................................................12 

4. CONCLUSÃO................................................................................13 

5. BIBLIOGRAFIA...........................................................................14 

                              
 
 
 
 
 
 

   1- INTRODUÇÃO

 
 

       Para as crianças, o Taekwondo começa apenas por ser uma modalidade muito divertida, que lhes dá grande satisfação  ao participar. Contudo, ao longo do seu desenvolvimento, a prática de Taekwondo promove nas crianças o gosto pela atividade física. As crianças começam a colocar objetivos, treinando para os conseguirem atingir.  
        A criança, entre os 6 e os 9 anos, não consegue direcionar durante muito tempo a sua atenção para uma determinada atividade, evita assim os jogos mais complexos e procura atividade mais simples. A criança desta idade não tem ainda a capacidade de coordenação bem desenvolvida, acabando por ter certos movimentos desajeitados. A criança tem um enorme gosto pelos jogos em equipe, mas procura construir uma certa autonomia, muitas vezes a partir da imitação, tanto dos adultos como de outros colegas mais capazes. É também nesta idade que as noções de tempo e de espaço se tornam cada vez mais claras. A curiosidade natural da criança faz com que esta procure respostas, privilegiando assim a interação não só com os colegas, mas também com o próprio meio que a rodeia.  
 
      

    Por norma, a criança entre os 10 e os 13 anos tem muita energia. O seu gosto pela ação e competição cresce à vista de todos. A prática de Taekwondo faz com que a criança direcione a sua energia e a distribua pelas diversas atividades do seu dia. A criança torna-se mais madura, desenvolve novos interesses e procura novas experiências.                                                   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2- DESENVOLVIMENTO 
 

          O Taekwondo para crianças pode ser utilizado não somente como desenvolvimento da psicomotricidade das crianças (lateralidade), mas também como proposta educacional. O trabalho não deve se restringir a ensinar técnicas de Taekwondo. O objetivo é formar lutadores na vida, ensinando a respeitar os semelhantes, com base na prática da ética, através do resgate de valores que aproximem os seres humanos da essência das artes marciais. 

         A noção de desenvolvimento é entendida como crescimento ou progresso. Ou seja, a noção de que a criança vai evoluindo, e quando a observamos, percebemos não só o seu crescimento físico, mas também os crescimentos sociais, afetivos e cognitivos. O desenvolvimento é um processo global e dinâmico que será totalmente conseguido se proporcionarmos às crianças condições e oportunidades adequadas, e respeitarmos o seu ritmo de crescimento. 

    
 
 
 

      A prática de Taekwondo também responde a essa necessidade de constante ação e competição, só que de uma forma saudável. Permite-lhes desenvolver a concentração através de exercícios técnicos mais avançados, e desenvolver também o respeito e interesse pelo adversário.           

      O Taekwondo organiza a visão que a criança tem do lado mais competitivo da vida, através da compreensão da noção de regra e do próprio cumprimento das regras inerentes à modalidade. Nesta idade, percebe-se um notável progresso em certas capacidades, nomeadamente motor e cognitivo, permitindo assim o começo de um novo tipo de trabalho no Taekwondo, tanto ao nível técnico como mental.  

       A criança passa a apreciar mais o trabalho em grupo e o treino com os colegas contribui para o desenvolvimento do espírito de grupo. São implementados exercícios que trazem mais benefícios se a criança procurar trabalhar em conjunto com os colegas e aprender a conciliar esforço 
 
 
 
 
 
 
 

      Para prender a atenção das crianças a aula tem que ser dinâmica, com foco no conhecimento corporal, coordenação motora e reflexos, de forma simples e divertida, com isso elas vão ganhando autoconfiança e disciplina, respeito e desenvolvem o senso de coletividade. 
 

Amar e educar a criança é usufruir o futuro. Somente demonstramos o nosso amor à criança quando educamos, corrigindo-os e mostrando-lhes a sua responsabilidade.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2.1 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE TAEKWONDO PARA CRIANÇAS. 

        O Taekwon-Do é excelente para aqueles que procuram uma atividade física e já estão cansados de aulas convencionais. Além de ser um eficiente método de defesa pessoal, o praticante desenvolve autoconfiança, disciplina e autocontrole.

        Para desenvolver a concentração e combater o stress, utilizamos técnicas de meditação através de exercícios respiratórios e de relaxamento. 

        Pesquisa realizada por uma Universidade do Rio de Janeiro sobre Taekwon-Do como proposta pedagógica e recurso de apoio educacional infanto juvenil revela os seguintes resultados coletados com crianças entre 04 e 16 anos, com prática no Taekwon-Do entre 6 meses e 6 anos:  
- 58% apresentaram comportamento diferenciado após o início da prática.  
- 57% melhoraram o relacionamento com os colegas após o início da prática.  
- 37% passaram a apresentar melhores resultados escolares após o início da prática. 
 
 
 

- 87% demonstraram mais segurança após o início da prática.  
- 97% não demonstraram ou não foi observada maior tendência ao uso da violência corporal após o início da prática.  
- 90% dos responsáveis não acreditam que a prática das artes marciais está relacionada com o aumento da violência entre jovens.  
- 87% dos responsáveis indicam a prática das artes marciais para outras crianças. 
 

        Taekwondo é uma atividade de aprendizagem total. As aulas são concebidas de acordo com a idade e nível de conhecimento da criança. Começam com treinos básicos de Poomsaes, quebras, técnicas de pernas e de braços, o que irá melhorar a coordenação física, flexibilidade, equilíbrio e capacidade mental da criança Taekwondo desenvolve a capacidade atlética da criança e a sua atenção bem como a sua capacidade de defesa pessoal, autodisciplina e auto-estima. Para a criança o Taekwondo permite também um desenvolvimento moral. As crianças aprendem a respeitarem-se a elas mesmas e aos outros. A autodisciplina, conseqüência de aprender e praticar as técnicas reflete-se geralmente noutras áreas da vida da criança. Na escola melhoram freqüentemente pois aprendem a focalizar objetivos e trabalhar para a sua realização. A autodisciplina que Taekwondo desenvolve fornecem à sua criança a capacidade necessária para resistir a pressões. 
 
 
 
 
 

3- METODOLOGIA 
 

       O método utilizado também é a pesquisa bibliográfica, ocorreu com procura de dados em obras que explanassem sobre o assunto em pesquisa tendo sido realizada com base em diretrizes previamente delimitadas, assim como de outros que vieram a surgir no decorrer do desenvolvimento do trabalho. 
 

Pesquisa Bibliográfica Descritiva

      Há uma preocupação na pesquisa bibliográfica descritiva em conhecer e descrever todas as contribuições teóricas sobre o assunto a ser abordado. Nesse aspecto, faz-se a observação entre os teóricos, registra-se, analisa-se e relaciona as informações colocando-as a serviço do elaborador do estudo. Segundo CERVO e BERVIAN (2002: 66-67): 
 

                                                                                                                             
 
 
 

 
 
 
 

5- CONCLUSÃO 

       O objetivo do Taekwondo não é unicamente formar  um vitorioso nas competições, mas sim um vitorioso na vida cotidiana, onde os problemas sociais acontecem. O seu efeito como uma prática, podem oferecer uma qualidade de vida digna, através da melhor formação corporal e espiritual.

Através desta monografia,  posso dizer  que ampliei  meus conhecimentos em relação à metodologia de ensino para crianças, podendo assim preparar as aulas com maior clareza.

       Dar aula para crianças não é para qualquer um, o Professor, tem que ter muita paciência, tem que saber se impor  nos momentos necessários, tem que gostar de criança, más também é muito gratificante e emocionante.

Se o homen não tivesse objetivo na vida seria igual a “um barco sem destino no meio  do mar”. O homen sente orgulho e prazer de viver quando está caminhando passo a passo em direção a seu objetivo.

       O  início da prática  do TKD, na terna idade, dá condições à academia de fazer dele um atleta, os longos anos passados em atividade, o dia a dia rotineiro, o grande esforço e garras solicitadas, vão moldando lentamente a personalidade do aluno que poderá vir a ser no futuro um grande atleta, um campeão defensor das cores da academia e de seu País.

Se não fosse isso, não estaríamos  sempre formando homens capazes de ter uma vida digna, íntegra, equilibrada e bem produtiva no futuro.  
 
 
 
 
 
 

BIBLIOGRAFIA 
 

- TAEKWONDO - Clube Airense - Kyosa Nim Rita Pereira -2006. 

- TKD Texto Book (Young Roul Choi). 

- Benefícios Da Pratica de TAEKWONDO Para Crianças-2004. 

- TAEKWONDO Sol  Nascente – Texto Do Mês-2005. 

- UMA LUTA DE PAZ - Luciana Carnevale. 

- KIM, Yeo Jin; TAEKWONDO, Arte Marcial Coreana; São Paulo; Editora Thirê; 1995; Volume 1.  

- Yeo Jin Kim - Edson Silva; Arte Marcial Coreana; 2000; Volume 2 – Avançado. 

- CERVO e BERVIAN (2002: 66-67):

monografia taekwondo crianças

sexta 15 julho 2011 15:30 , em ARTIGOS



1 comentário(s)

  • Pétrus mailto Sex 20 Jan 2012 22:51
    Gostei muito, parabéns você escreve muito bem e bastante didático, vou treinar Tae Kwon Do.
    Me tire uma dúvida posso levar minha filha?
    Ela não vaio ficar com o corpo másculo demais?

    VALEU E BOM TRABALHO


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